O aviso de concorrência internacional para revitalização de 1,3 quilômetro da orla do Guaíba, entre a Usina do Gasômetro e a Rótula das Cuias, foi publicado nesta quarta-feira (03) no Diário Oficial de Porto Alegre. A abertura das propostas ocorrerá às 14h30 do dia 13 de julho.
O edital estará à disposição a partir do dia 08 de junho. O investimento será de R$ 67,82 milhões (67.820.231,62). Os recursos são fruto de um financiamento com a Cooperação Andina de Fomento (CAF). Houve reajustamento de R$ 10 milhões no valor a ser empregado na obra. A justificativa é que a previsão de gasto estava defasada. O edital foi revisado pelo Tribunal de Contas do Estado.
A previsão é que a obra seja realizada em 18 meses. O projeto prevê ciclovias, caminhos iluminados, bares, quadras esportivas, arquibancadas e um terminal turístico para barcos. As próximas licitações, que ainda estão em fase de desenvolvimento, vão buscar interessados em revitalizar uma área de mais 4,4 mil metros, das canchas de esporte até o Iate Clube Guaíba.
Essa será a quarta tentativa da prefeitura em tentar contratar uma empresa para realizar a obra. Na primeira tentativa, em setembro de 2014, a prefeitura cancelou a concorrência. A falta de um documento que não constou no edital fez com que as empresas não conseguissem elaborar seus orçamentos. Na segunda vez, duas empresas se habilitaram: o consórcio Pelotense Porto Novo, e a construtora Toniolo, Busnello. A primeira foi desclassificada e a segunda apresentou um valor de obra maior do que o previsto na disputa. Na terceira tentativa de licitar a revitalização, em março de 2015, a concorrência terminou sem interessados.
Veja mais fotos do projeto: