Dados foram processados pelo Sebrae com informações do Caged. Indústria da transformação foi segmento mais afetado.
As micro e pequenas empresas fecharam 49,7 mil vagas em outubro, segundo o Sebrae com base nas informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho. Divulgados na sexta-feira (20), os dados apontam que o país perdeu 169 mil vagas formais em outubro, o pior resultado para o mês desde 1992.
O resultado do último mês indica piora no desempenho das pequenas empresas, já que no mesmo mês do ano passado o setor gerou 52,7 mil novos postos de trabalho. Em setembro, os pequenos negócios já haviam cortado 23,4 mil empregos.
A indústria da transformação foi a mais afetada entre as pequenas empresas. O segmento perdeu 19,5 mil vagas em outubro. A construção civil teve uma redução de 14 mil empregos e afropecuária perdeu 10,6 mil.
Entretanto, mesmo com tendência de queda no emprego para os próximos meses, o Sebraeaponta que as pequenas empresas abriram 65,8 mil vagas neste ano. Entre janeiro e outubro, médias e grandes empresas perderam 896,5 mil postos de trabalho.
Fonte: G1