Os 4 principais obstáculos para abrir uma empresa no Brasil

Ser empreendedor no Brasil não é uma tarefa fácil. Deixar um emprego com carteira assinada ou desistir de uma carreira no serviço público para empreender é uma das grandes dúvidas do empreendedor, principalmente em tempos de turbulência política e/ou econômica.
1 – Burocracia

Um dos grandes entraves para o empreendedorismo no Brasil é a burocracia e a necessidade quase que cartorial de apresentação de documentos, guias, registros em cartórios etc. O empreendedor precisa percorrer repartições públicas nas esferas municipal, estadual e federal para conseguir abrir uma empresa, sem contar o tempo que se dispende nestas atividades.
2 – Impostos

O empreendedor encontra dificuldade em relação aos tributos a serem pagos. A legislação fiscal e tributário no Brasil é muito complexa. Existem tributos municipais, estaduais e federais que devem ser pagos religiosamente, e a falta deste pagamento pode levar o empreendimento à estagnação.
Um exemplo disso é a cobrança diferenciada do ICMS nos diversos estados brasileiros. Em alguns casos, o percentual desta alíquota é assustador. Para evitar estes problemas com questões tributárias, o futuro gestor deve pesquisar e procurar assessoria de especialistas.
3 – Logística

Outra questão que deve ser analisada é a logística. As dimensões continentais do Brasil e a qualidade da malha viária brasileira também são desafios a serem enfrentados. Esta dificuldade é mais sentida quando há uma grande distância entre empreendimento comercial e o centro de distribuição ou produção. Muitas lojas do Norte e Nordeste brasileiro precisam se organizar, se planejar e até mesmo se estocar para conseguir que produtos adquiridos no Sul e Sudeste não se atrasem.
4 – Mão de obra

Por fim, a falta de mão de obra qualificada é a maior dificuldade enfrentada pelo empreendedor. O atendimento com excelência ao cliente final demanda grandes investimentos por parte o empresário. É preciso contratar profissionais de gabarito para treinar e fazer com que os colaboradores da empresa aprendam ou se reciclem na questão do atendimento.
Fonte: EXAME

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