Segundo especialistas, um dos motivos é o setor do petróleo. De janeiro a junho deste, 721 empresas foram abertas na cidade. Macaé, na Região dos Lagos do Rio, ocupa o primeiro lugar na lista das cidades que mais criam novas empresas.
No primeiro semestre deste ano, foram cem a mais em comparação com o mesmo período de 2012. Segundo especialistas, um dos motivos é o setor do petróleo. Agora, com a Delegacia da Junta Comercial do Estado no município, abrir o próprio negócio ficou ainda mais rápido. Facilidade que tem motivado os novos empreendedores. Mesmo com a atividade econômica fraca em todo o país e a inflação acelerada no primeiro semestre, os micro e pequenos empreendedores de Macaé continuam confiantes para abrir o próprio negócio.
Nos seis primeiros meses deste ano, foram abertas na cidade 113 empresas a mais que no mesmo período do ano passado. De janeiro a junho do ano passado, 608 empresas foram abertas na cidade. Este ano, o número subiu para 721, a maior parte no setor de serviços, que lidera com 48%, seguido do comércio com 37,7%, indústria com 12,5% agronegócio com 1,8%. Dados do Ministério do Trabalho mostram que nos últimos dez anos Macaé cresceu 56%. Bem acima da média estadual neste mesmo período, que foi de 11% e da nacional, de 12%. 97% dos novos empreendimentos abertos na cidade são de micro ou pequenos empresários. A junta comercial fica na Avenida Rui Barbosa, 270, no centro de Macaé.